terça-feira, 6 de junho de 2017

Para que queremos o ambiente?

Eu era inteligente, queria mudar o mundo.
Agora sou sábio e estou a mudar-me a mim mesmo.

(Dalai Lama)

Ontem, dia 5 de junho foi o Dia Mundial do Ambiente.
Desde há muito se fala em ambiente, mas qual é o seu significado para a grande maioria das pessoas?

O nosso comportamento e as nossas atitudes
 face ao ambiente podem fazer a diferença.

Ambiente é tudo o que rodeia e afecta a resposta dos organismos vivos, sejam factores físicos  - luz, água, temperatura, solo – sejam outros organismos que coabitam no mesmo espaço e que com eles interajam.

A CASA de todos nós.

A sociedade interpreta o ambiente de modo egocêntrico: é rapidamente perceptível se tiver uma consequência directa na vida do cidadão ou ser algo de impessoal, com uma noção de risco longínqua, que não afecta de imediato a vida de cada um e é ignorado.

As alterações climáticas colocam em causa a Vida na Terra.

Entre os problemas ligados ao ambiente há uns com estatuto e interesse global: alterações climáticas, poluição atmosférica e marinha. Outros como a Terra, a ocupação e uso do solo, a biodiversidade, não geram preocupação política.


Para que queremos o ambiente? Para nosso conforto e sobrevivência futura.
Para isso, a sociedade terá de ser cada vez mais responsável e estar apta a defender os interesses de um meio natural que é de TODOS e para TODOS.
E o Estado deverá assegurar as condições que permitam a melhoria da qualidade de vida, individual e colectiva, garantindo os pressupostos básicos de um desenvolvimento sustentado.
(Fonte: Público 05/06/2017, Maria Amélia Martins-Loução)




Portal do AmbienteO Relatório do Estado do Ambiente é elaborado anualmente nos termos do disposto na Lei de Bases do Ambiente. O REA analisa o estado do ambiente em Portugal, reconhecendo os progressos alcançados, mas também os principais constrangimentos, e identificando a posição do País face aos compromissos e metas assumidos em matéria de ambiente e desenvolvimento sustentável.




É preciso dar a conhecer aos cidadãos, o direito ao Ambiente e ao Desenvolvimento Sustentável, expresso na nossa Lei Fundamental, desde a sua 1ª versão em 1976.


Merece ser destacado o lançamento, pelo Ministério do Ambiente, da Estratégia Nacional deEducação Ambiental, para o período de 2017-2020.



“Ligar as pessoas à Natureza”, é o mote deste Dia Mundial do Meio Ambiente, que se celebrou esta segunda-feira. 
A ONU propõe, na Semana do Meio Ambiente que começou ontem e vai até o dia 11, incentivar a nossa conexão com a natureza para fomentar sua proteção.



É uma semana para pensarmos e falarmos sobre a CASA em comum onde todos vivemos.
Uma semana para propor ideias, soluções e atitudes que façam bem à Terra, que nos ajude a cuidar bem de nós e dos outros, das gerações atuais e futuras, dos seres humanos e de todos os seres viventes, pois precisamos uns dos outros.

A Árvore da Sabedoria.

Assim sendo, durante esta semana, mais do que nunca, está com a natureza, conversa, informa-te, apoia e movimenta-te em direção a um mundo melhor para todos!



Feliz Semana do Meio Ambiente para ti:)

Sem comentários:

Enviar um comentário