terça-feira, 6 de junho de 2017

Economia linear vs economia circular


A maneira mais simples de explicar a economia circular é opô-la à economia linear que conhecemos e praticamos, baseada no processo de “extrair–produzir-deitar fora”.  
Nesse sistema linear de produção, o crescimento económico depende do consumo de recursos finitos.  Isso traz o risco iminente de esgotamento de matérias-primas e custos cada vez mais elevados, a montante. 
A jusante, gera-se um volume sem precedentes de resíduos inutilizados e potencialmente tóxicos para os seres humanos e os ecossistemas que contaminam.

Sistema linear de produção: "extração-produção-deitar fora"

Em oposição a esse sistema, o conceito de economia circular propõe que o valor dos recursos que extraímos e produzimos seja mantido em circulação através de cadeias produtivas intencionais e integradas.
O destino final de um material deixa de ser uma questão de gestão de resíduos, mas parte do processo de design de produtos e sistemas. 
A ideia é eliminar o próprio conceito de lixo: entender cada material dentro de um fluxo cíclico, possibilitando a trajetória dele do berço ao berço’ - de produto a produto, preservando e transmitindo o seu valor. Dessa forma, o crescimento económico dissocia-se do consumo crescente de novos recursos, possibilitando o aproveitamento inteligente daqueles que já se encontram em uso no processo produtivo.

Modelo do sistema circular de produção para o ciclo técnico: reutilização - reciclagem - upcycle

Transformar malas de viagem em camas para animais
de estimação: ideia upcycle.

Transformar lâmpadas eléctricas em lâmpadas de óleo: ideia upcycle.

Assim, no lugar de um sistema que vai “do berço ao túmulo”, teremos outro “do berço ao berço”, de modo que a economia continue a funcionar, mas sem deixar as sobras que arriscam nossa existência na terra.



A grande divulgação dos princípios da economia circular e sua adoção recente por grandes empresas e governos deve muito ao trabalho da Fundação Ellen MacArthur e sua colaboração com agentes como o Fórum Economico Mundial e a empresa de consultoria McKinsey. Juntos, publicaram o relatório Towards the Circular Economy, divulgado durante o Forum em Davos, em 2014, que revela os grandes benefícios potenciais da adoção de medidas para acelerar a transição para um modelo económico circular.

Para ficar ainda mais claro o conceito de economia circular aqui te deixamos este vídeo:

Sem comentários:

Enviar um comentário