quarta-feira, 5 de abril de 2017

Planta do mês: o absinto, uma planta mágica

O nosso absinto.

Nome científico: Artemisia absinthium
Nomes comuns: Absinto; losna, absíntio; absinto romano, absinto-comum, absinto-grande, absinto-maior, amargosa, artemísia.

A planta do absinto
Na Grécia Antiga, esta planta era dedicada à deusa Artemisa (Diana, entre os romanos, deusa da caça e da castidade). Daí a origem de seu nome científico.
É uma erva originária da Europa e da Ásia. Apresenta folhas recortadas de cor cinzenta, sendo utilizada como planta medicinal e na fabricação de uma bebida conhecida como absinto.
Quando usada de maneira correta, sem excessos, a losna aumenta a secreção biliar e melhora o funcionamento do fígado. Também combate a anemia, as cólicas intestinais, os vermes, diarreias, gastrite, entre outras doenças.
Utilizam-se as folhas e flores, secas ou frescas.
A sua infusão tem uma característica bem marcante: o sabor amargo!

Chá de absinto

É talvez um dos melhores repelentes de pragas que temos ao dispor no jardim, já que a maior parte dos insetos não tolera a sua presença e por isso não se instala nas redondezas. Apenas os afídios negros conseguem sobreviver na planta, sem no entanto lhe provocar estragos. A poda serve ainda para fazer um ótimo biopesticida.

Fada Verde
Curiosidades sobre o Absinto
A bebida absinto, criada primeiramente como medicamento, tem sido muito consumida. Porém, dado que provoca alucinações e pode conduzir à cegueira e à morte, foi proibida em muitos países europeus.

Fada Verde













Esta bebida foi difundida no século XIX e com intensidade no meio artístico e intelectual. Entre os seus adeptos contam-se Van Gogh, Pablo Picasso, Baudelaire, Edgar Allen Poe, Fernando Pessoa, Ernest Hemingway, entre outros. Hoje, está a renascer em meios ditos alternativos. Por causa da sua cor verde é apelidada de Fada Verde.

Depois do primeiro copo vês as coisas como gostarias que elas fossem. Depois do segundo, vês as coisas como elas não são. Finalmente, vês as coisas como elas realmente são, e isso é a coisa mais horrível do mundo. Oscar Wilde

Planta do absinto em flor
O absinto na pintura:

O Absinto, Edgar Degas
Bebendo Absinto, Pablo Picasso

Sem comentários:

Enviar um comentário