terça-feira, 21 de março de 2017

Planta do mês: a bela malva

A malva: folhas, flores, fruto
malva (Malva sylvestris L.), malva-comum, malva-das-boticas, malva-maior ou malva-selvagem, é uma planta originária da Europa, sendo cultivada devido às suas belas flores. É uma planta herbácea e vivaz. Apresenta folhas grandes e flores de cinco pétalas de cor rosa forte ou lilás, com uns veios mais escuros.
Em Portugal cresce um pouco por todo o lado, desde o Minho ao Algarve, em caminhos, terrenos baldios, lixeiras etc. 

Flores da malva
Para além de planta ornamental é usada também na fitoterapia (folhas e flores). De facto, esta planta apresenta propriedades cicatrizantes, anti-inflamatórias, digestivas, calmantes, laxativas e emolientes

Chá de folhas e flores de malva
Ajuda a tratar problemas do foro digestivo (inflamação e irritação, úlceras, gastrites, colites)respiratório (catarros, faringites, laringites, bronquites, tosse), inflamações da boca (gengivite e aftas) e garganta, etc. As folhas são um potente germicida e sedativo natural.
Os banhos com folhas de malva trituradas em água tonificam a circulação e purificam o sangue. Em infusão aliviam problemas respiratórios.
Duas colheres de flores em infusão são extraordinárias para combater a tosse, e em gargarejos reduzem as inflamações de gengivas e garganta.
É um excelente dentífrico, imunizante contra infecções da boca e aftas. Melhora afecções da pele. A infusão de folhas e flores alivia a tosse, constipações e bronquite. As folhas em decocção aliviam a gastroenterite. As folhas de malva como cataplasma aliviam furúnculos.

Uma salada
Na culinária, as folhas das malvas podem ser utilizadas e cozinhadas como o espinafre, as acelgas ou as couves, em sopas e saladas, muito nutritivas para mulheres em fase de amamentação pois estimulam a produção do leite.


Risoto de malvas
 As raízes cozidas e depois fritas com alho ou cebola são um bom acompanhamento de arroz, carne ou peixe, as sementes possuem um delicado sabor a nozes. As flores são comestíveis, podendo ser utilizadas na decoração de vários pratos. 

Folha de malva afectada pelo fungo
Infelizmente é frequentemente atacada por um fungo, a ferrugem da malva (Puccinia malvacearum)As folhas da planta doente apresentam áreas amarelas, deprimidas, correspondentes às pústulas que se encontram na parte abaxial.
As nossas malvas

As nossas flores de malva

Infelizmente, também foram afectadas pela doença da ferrugem.
Em cima, à esquerda vêem-se as pústulas da ferrugem.

Sem comentários:

Enviar um comentário