segunda-feira, 6 de março de 2017

O mundo fascinante das abelhas

A abelha-europeia (Apis mellifera) é uma abelha social também chamada de abelha-alemã, abelha-comum, abelha-de-mel, abelha-doméstica. É originária da Ásia e da Europa e foi introduzida na América por ingleses e espanhóis. No Brasil foi introduzida pelos portugueses em 1839. As espécies de abelhas nativas da América não possuem ferrão.

Apis mellifera fêmea

As abelhas são insetos voadores aparentados com as vespas e formigas. São conhecidos pelo seu papel na polinização e alimentam-se de néctar que recolhem com a língua. A seguir guardam-no numa bolsa localizada na garganta e voltam à colmeia. Uma abelha produz cinco gramas de mel por ano.

Abelha carregando pólen

As abelhas são criadas em larga escala para a produção de mel, cera, própolis, geleia real.

Classes de abelhas

Uma colmeia (natural ou artificial) abriga entre 60 a 80 mil abelhas. Tem uma rainha, 400 zangões e milhares de operárias. A abelha-rainha vive até 5 anos enquanto que as operárias vivem de 28 a 48 dias. Apenas as abelhas fêmeas trabalham.

Abelha com o ventre cheio de pólen

A principal missão dos machos é fecundar a rainha. O zangão, apesar de não ter ferrão, também tem a função de proteger a colmeia de outros insetos.
No interior da colmeia, as obreiras usam cera para construir os favos (formados por células em forma de prisma hexagonal), onde armazenam mel e pólen para alimentar tanto as larvas como os insetos adultos. A rainha ocupa-se exclusivamente em pôr ovos: cerca de 3 mil por dia.


Uma obreira em acção

Colmeia artificial

Nascimento de uma abelha
Normalmente, todos os anos, cada colónia produz um ou mais enxames, sempre contendo uma rainha, que se instala noutro lugar, com abundância de flores, onde funda uma nova colónia. É assim que a espécie se propaga.

Sem comentários:

Enviar um comentário