segunda-feira, 6 de março de 2017

Notícias da horta: hotéis para insetos

Numerosos insetos vivem à nossa volta e, neste mundo urbanizado, precisam da nossa ajuda. Durante todo o ano devem alimentar-se, abrigar-se, reproduzir-se e mesmo fugir do perigo. Favorecer a vida dos animais do jardim além de criar um ambiente de vida agradável também assegura o equilíbrio biológico sem ter que utilizar substâncias químicas. 


Um tipo de hotel para insetos

Para nos agradecerem o facto de lhes darmos abrigo, alguns destes animais asseguram o papel de polinizadores (abelhas) enquanto outros são predadores de insetos (joaninhas) ou de animais indesejáveis.
Sabias que 70% dos alimentos que estão no teu prato necessitam do trabalho dos insetos polinizadores e que estes estão em extinção? 

Um outro exemplo de hotel para insetos


Vamos conhecê-los e ajudá-los construindo hotéis abrigo para abelhas selvagens, joaninhas, borboletas e outros insetos úteis. Assim, aumentamos a biodiversidade no nosso quintal e melhoramos a produção dos nossos alimentos.

O nosso hotel para insetos. Este é um hotel comprado,
 mas vamos fazer outros artesanalmente.
A horta meteu mãos à obra e construiu dois hotéis para insetos, com a orientação do professor Jaime. Um vertical, para suspender, e outro horizontal.

Cortar canas, garrafas e garrafões...

O professor Jaime a montar o hotel.

O hotel no seu lugar definitivo. 

Agora só falta começarem a vir os nossos clientes!...
Pode parecer difícil construir um hotel para insetos, mas não é. Primeiro reunimos os materiais necessários e depois demos largas à imaginação. 

O hotel horizontal rodeado por flores.

O hotel vertical.

O hotel vertical na sua localização definitiva.

Aqui estão eles no seu lugar definitivo. 
Não estão muito perfeitos, mas poderão ainda vir a ser melhorados. Para a próxima vez ficarão melhores…
Aqui te deixamos um vídeo para te inspirares:

Sem comentários:

Enviar um comentário