segunda-feira, 6 de março de 2017

Como fazer hotéis abrigo para insetos

Um hotel para vários insetos
Para que servem
Os hotéis para insetos defendem o ecossistema das hortas e jardins, aumentando a biodiversidade ao fornecer um habitat para polinizadores e controladores naturais de pragas. Estes abrigos atraem abelhas, vespas, borboletas, joaninhas, besouros, centopeias.
Um hotel, vários utilizadores
Insetos benéficos
Abelhas selvagens, joaninhas, tesourinhas, besouros e outros insetos são muito úteis no jardim. Estes insetos têm uma missão: combater pulgões e outros parasitas (evitando assim tratamentos fastidiosos) e realizar a polinização. Precisam, no entanto, de um lugar para se abrigar no outono e inverno. Naturalmente, procuram as cascas de árvores caídas para esconderem-se, os espaços entre os troncos nas pilhas de madeira, os montinhos de pedras, vasos empilhadas, etc. 
Hoje, propomos a construção de um refúgio, um hotel de insetos real e de cinco estrelas! E é muito fácil! Ora vê.
 Construção
Para a sua construção podem ser utilizados restos de madeira, bambus, pinhas, galhos secos, canudos de plástico, galhos com furos, folhas secas, musgo seco, troncos furados, canas, vasos, palha, pedras, telhas, rede de arame, etc. Estes diferentes materiais e texturas destinam-se a diferentes insetos. 
Materiais a usar na construção do abrigo
Para a acomodar os materiais pode ser usada uma caixa de madeira qualquer ou podem ser feitos suportes de diversos formatos. O hotel deverá ter quartos para abelhas (polinização) e para joaninhas e crisopas (que se alimentam de pragas).
Hotel de construção muito fácil
Aqui está um outro bem fácil de construir
Um outro modelo também de fácil execução
 Como atrair os insetos
- Não utilizar agrotóxicos;
- Ter plantas (pólen) que os insetos (abelhas, joaninhas) gostem: túlipas, lírios, erva doce (Pimpinella anisum L.), coentros (Coriandrum sativum L.), cominhos (Cominum cyminum), angelica (Angelica Officinalis), cenouras (Daucus carota sativa), milefólio (Achilea millefollium L), cosmos (Cosmos bipinnatus), Coreopsis (Coreopsis lanceolata), gerânio (Pelargonium sp) e dente-de-leão (Taraxacum officinale L,).
Será que depois de leres este post irás tentar construir um abrigo para insetos no teu jardim?
Vê este modelo tão colorido
Um pequeno montinho de materiais e o abrigo está feito!...

Sem comentários:

Enviar um comentário