segunda-feira, 6 de março de 2017

As crisopas e o controlo biológico de pragas

Em Portugal, a espécie mais comum é a crisopa verde (Chrysoperla carnea), que pode ser observada em pomares do entre Douro e Minho a partir do início de maio.
Crisopa verde
A crisopa é usada em todo o mundo para controle biológico de pragas na agricultura. Na fase adulta, nem todas as espécies são eficientes no controle de pragas, visto que algumas apenas se alimentam de néctar, pólen e substâncias açucaradas como a melada excretada pelos pulgões e outros insetos. O mesmo já não se pode dizer das larvas. 
Larva de crisópa a comer pulgões
São predadores vorazes, que atacam insetos de varias espécies, sobretudo de corpo mole como pulgões, ácaros, tripes, mosca branca, ovos de insetos, lagartas, minadores, psilídeos, cochonilhas, pequenas mariposas e lagartas, e larvas de besouros. A sua eficiência é notável. 
Crisopa verde: metamorfoses
Quando detetam uma presa agarram-na e injetam-lhe o seu suco digestivo com as maxilas. Este suco dissolve os órgãos de um pulgão em 90 segundos. 
Crisopa a comer pulgões
Os ovos são postos em plantas normalmente onde se encontrem grande quantidade de afídeos. Têm forma oval e estão ligados individualmente às plantas por um fio longo.
Ovos de crisopa
Crisopa e os seus ovos
Como atrair: Para atrair crisopas (e as suas larvas) deve-se ter na horta plantas como a angélica, o dente-de-leão, o endro ou o girassol.

Sem comentários:

Enviar um comentário