quarta-feira, 22 de março de 2017

Águas Residuais: Dia Mundial da Água 2017


Hoje, dia 22 de março, comemora-se o Dia Mundial da Água que este ano tem como tema Águas Residuais. Estas contêm substâncias contaminantes e, por isso, devem ser tratadas para defender os ecossistemas e os recursos naturais (solo, águas superficiais, águas subterrâneas, atmosfera), salvaguardar a saúde pública, a qualidade de vida e o conforto das populações.

Museu da Água (Lisboa)
Para celebrar este dia a EPAL promove visitas aos diversos núcleos do Museu da Água e faz regressar os aguadeiros a Lisboa. A campanha convida os munícipes, visitantes da capital e turistas a conhecer os diversos espaços que o museu possui. Durante uma semana, de 22 a 29 de março, a população pode visitar os espaços gratuitamente. Para além das visitas gratuitas aos núcleos do museu, existe ainda uma campanha de ativação de rua, que conta com a presença de aguadeiros a oferecer água da torneira a quem passa, mostrando a qualidade desta.

ETAR da Mutela (Almada)
Em Almada as águas residuais são tratadas em 4 estações de tratamento de águas residuais (ETAR): Mutela, Portinho da Costa, Quinta da Bomba e Valdeão. As ETAR funcionam como fábricas onde através de uma sequência de  operações (físicas) e processos (químicos e biológicos), se removem as substâncias contaminantes da água residual (tratamento da fase líquida). Daqui resultam resíduos (fase sólida) que são também sujeitos a tratamento, e transferidos para um destino final adequado (aterro sanitário, reutilização na agricultura, etc.). Resultam igualmente alguns gases, uns com potencial energético (biogás resultante da digestão anaeróbia de lamas) que pode ser utilizado para produzir energia térmica e elétrica (co-geração), outros com potencial de odores, que podem ser confinados e tratados antes de emitidos para a atmosfera (tratamento da fase gasosa).
Para ficares mais informado sobre este processo muito complexo aqui te deixamos este vídeo:



E para os mais pequeninos este...



...e mais este:

Sem comentários:

Enviar um comentário