terça-feira, 21 de março de 2017

21 de março: vamos dar as boas-vindas à Primavera

Na cultura popular, a Primavera começa no dia 21 de março (Dia da Árvore e da Floresta), mas nos últimos anos a data tem-nos trocado as voltas. Neste ano de 2017, o primeiro dia de primavera começou a 20 de março, logo a meio da manhã, mais precisamente às 10h29min.
Nesse momento o Sol está a cruzar o chamado plano do equador celeste. Quando este evento acontece em março, chama-se de equinócio da primavera no hemisfério norte. No hemisfério sul o equinócio da primavera acontece em setembro. Equinócio é uma palavra em latim que aglutina dois termos com significados diferentes. Aequus significa igual e nox, noite. O termo quer dizer literalmente "noites iguais", isto porque nessa altura a noite e o dia têm sensivelmente a mesma duração, 12 horas.

A Terra no primeiro dia de primavera. 
Embora a chuva e a descida da temperatura estejam, este ano, a marcar o início do Equinócio da primavera, esta é sempre sentida como uma promessa dos dias longos, quentes e cheios de sol que aí vêm. De facto, a chegada da primavera é um evento sempre muito celebrado em todo o mundo, porque marca o fim do inverno, uma estação sempre associada ao mau tempo, desconforto e em termos históricos à escassez de comida. Para além disso, trata-se de uma celebração do renascimento da natureza, e historicamente era a altura em que se celebravam os festivais de fertilidade e abundância.

Chegada das andorinhas
Polinização
Polinização
Curiosamente, os ovos desempenham um papel importante nas comemorações do equinócio da primavera em todo o mundo. Conta um mito antigo que é possível equilibrar um ovo sobre a sua base, numa superfície plana, no momento exato em que se dá o equinócio da primavera, isto é, no momento exato em que dia e noite estão em equilíbrio perfeito. De facto, o ovo é um símbolo bastante antigo, anterior ao Cristianismo, que representa a fertilidade e o renascimento da vida. Muitos séculos antes do nascimento de Cristo, a troca de ovos no Equinócio da Primavera (21 de Março) era um costume que celebrava o fim do inverno e o início da primavera. Para obterem uma boa colheita, os agricultores enterravam ovos nas terras de cultivo. Quando a Páscoa cristã começou a ser celebrada, a cultura pagã de festejo da Primavera foi integrada na Semana Santa. Os cristãos passaram a ver no ovo um símbolo da ressurreição de Cristo. Colorir e decorar ovos é um costume também bastante antigo praticado no Oriente. Nos países da Europa de Leste, os ortodoxos tornaram-se grandes especialistas em transformar ovos em obras de arte.

Exemplo de um ovo feito em esmalte e pedras preciosas
para os czares russos.
Hoje e amanhã, a Câmara Municipal de Almada oferece plantas aos seus munícipes. Ora vê como podes candidatar-te a adoptar uma planta da flora mediterrânea para cuidares dela lá em casa.

Agenda das atividades promovidas pela CMA
Para terminar aqui te deixamos um maravilhoso apontamento musical dos MADREDEUS para celebrar a chegada da primavera.

A ANDORINHA DA PRIMAVERA

Andorinha de asa negra aonde vais?
Que andas a voar tão alta
Leva-me ao céu contigo, vá
Qu´eu lá de cima digo adeus
ao meu amor
Ó Andorinha
da Primavera
Ai quem me dera também voar
Que bom que era
Ó Andorinha
na Primavera
também voar

Sem comentários:

Enviar um comentário