quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

Urtiga: receitas culinárias

A urtiga é riquíssima em vitaminas (B, C, K), betacaroteno, minerais (magnésio, ferro), oligo-elementos, aminoácidos, proteínas, cálcio, sais minerais e fosfatos. Na culinária utiliza-se em sumos, infusões, pão, sopas, esparregado, tartes salgadas, bolos, etc. Para eliminar o efeito urticante da planta, mergulha-se em água a ferver. Na Escócia e na Rússia as urtigas são muito utilizadas na culinária.
Conforme o fim a que se destina (chá, culinária, cataplasmas, fabrico de queijos/coalho, chorume), da urtiga utilizam-se as extremidades novas e tenras (sobretudo em Abril), a planta inteira (de Maio a Setembro) e a raiz (de Agosto a Outubro).
Seguem-se algumas receitas que poderás experimentar:
 
Sopa de urtigas

Sopa de urtigas
500g de folhas de urtiga, frescas e novas, 1 cebola, 2 batatas médias, 1 raminho de tomilho, sal e azeite q.b., cubos de pão torrado.
Apanha-se as urtigas, lavam-se e retiram-se as folhas que deverão ser picadas grosseiramente. Entretanto, refoga-se em azeite a cebola cortada às rodelas e, quando estiver loura, adiciona-se as batatas cortadas bocados, um litro de água e o raminho de tomilho. Tempera-se com sal e deixa-se cozer até as batatas estarem boas para reduzir a puré com a varinha mágica. Depois, junta-se as urtigas e deixa-se cozer mais um pouco (10 min). Serve-se com cubos de pão torrado.


Receita de bolo

Cupcake de urtigas

Tarte de urtigas


Bolo de urtigas

Sumo de urtigas

Para finalizar aqui te deixamos mais umas sugestões culinárias  e características destas plantas maravilhosas!!
Então, abrimos-te o apetite ou não?...

Sem comentários:

Enviar um comentário