quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

Urtiga: essa maravilhosa mal-amada

As nossas urtigas: Urtica membranácea
A urtiga é uma planta que pertence ao género Urtica e apresenta várias espécies: Urtica dioica, Urtica membranácea, Urtica urens, etc. Popularmente também é conhecida como urtigão, urtiga-maior, ortiga ou ortigãoOriginária da Europa e da Ásia o seu nome vem do latim urere que significa queimar (carácter urticante).  
Cuidado... que não deve ser manipulada sem luvas!!!
As suas flores são pequenas e de cor clara. Apresenta folhas do formato de coração, com as bordas serreadas. Tem muitos pelos urticantes nas folhas e caules. Estes agem como agulhas hipodérmicas, injetando histamina e outras substâncias químicas que produzem uma sensação de ardor quando manipulados (urticária).
Planta vivaz muito rústica reproduz-se tão rapidamente que é considerada uma erva daninha. Prefere terrenos incultos, húmidos, frescos e sombrios. No logradouro da nossa escola é muito abundante. 
Esta planta é bastante frequente nas regiões de clima temperado. É uma planta nativa de Portugal Continental e Arquipélago da Madeira, tendo sido introduzida no arquipélago dos Açores.
A planta tem uma longa história de uso (4000-3000 a.C.- fabrico de vestuário) como um medicamento, como fonte de alimento (Plínio o Jovem comia urtigas cozinhadas como se fossem espinafres), na indústria têxtil e na do papel (fibras de urtiga), na extracção da clorofila e na forragem para o gado. Thomas Campbell, poeta escocês afirmou Na Escócia comi urtigas, dormi em lençóis de urtigas e jantei sobre uma toalha de urtigas.
Assim, até ao princípio do século XX, a urtiga foi utilizada pela indústria têxtil. Na actualidade, é usada na medicina e na alimentação.

Aplicações medicinais

Anticaspa

Coloque numa tigela o equivalente a uma mão de urtiga e cubra com álcool a 40º e deixe marinando por 2 dias. Após esse período, coe o líquido e despeje no couro cabeludo seco. Repita duas vezes por semana até a caspa sair por completo.

Chá de folhas de urtiga

Chá de Urtiga (folhas, flores)

Coloque 1 colher de sopa de folhas de urtiga numa panela com 1 litro de água fervente. Tape a panela bem e deixe em infusão pelo menos 15 minutos. Após esse período coar bem e beba 2 ou 3 vezes por dia. O chá pode ser tomado quente ou frio. O chá tem função drenante, estimulando o funcionamento do aparelho digestivo, fígado e pâncreas. Regenera os tecidos dos rins e ajuda a aliviar os cálculos renais. Pode ainda ser utilizado com diurético.
Não desanimes se achares esta bebida tem um gosto sensaborão. Acabas por te habituar e vale a pena o sacrifício pelos benefícios que se obtém. Também combate as descalcificações e a osteoporose e melhora o aspecto dos cabelos.

Urtiga branca

Urtiga branca
Existe uma planta conhecida por urtiga-branca que na verdade não é uma urtiga pois pertence a um outro género (Lamiun álbum). Não tem pelos urticantes. A urtiga-branca é, também chamada de urtiga-morta, urtiga-mansa ou erva-angélica e pertence à família botânica das Lamiaceae.
A urtiga-branca é uma erva anual, nativa da Europa e espalhada por diversas partes do mundo. Floresce desde o final do outono e até no inverno, com flores brancas, grandes. Tem um suave aroma a mel - também é chamada de urtiga-das-abelhas por suas propriedades atrativas a estes polinizadores.
Embora fisicamente diferente da urtiga comum é também uma planta medicinal e alimentícia de uso muito antigo. É indicada para tratamentos de doenças que afetam o aparelho reprodutor feminino. Também é usada para tratar inflamações das vias urinárias e problemas renais. Nas crianças, a urtiga-branca é usada como xarope para tosse, no alívio de bronquites, nas inflamações da mucosa bucal e da garganta pois tem efeitos anti-inflamatório e bactericida. Para uso medicinal, a urtiga-branca pode ser colhida durante o verão e seca, à sombra, para uso posterior. A urtiga-branca não é uma planta tóxica e as suas folhas e hastes jovens são comestíveis, em saladas, sopas ou refogados e o chá das flores é bastante agradável.
Para ficares a conhecer melhor esta planta clica aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário