segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

Como construir um banco de sementes e fazer chorume de urtiga

Na semana passada a nossa colaboradora Ana Lídia fez-nos uma visita. Trouxe-nos o seu banco de sementes e partilhou-o connosco.

O banco de sementes

Outra imagem do banco de sementes
Os meninos tomaram também contacto com o almanaque Borda D’ Água e leram algumas passagens. Deste modo ficaram a conhecer a utilidade destas publicações. O blog da horta já tinha feito uma referência a estes almanaques. Ora espreita aqui.


Os pacotinhos feitos de papel onde estão guardadas as sementes

Os meninos a ouvir as explicações

Chorume de urtiga
Na segunda parte da sessão, deu a conhecer uma planta fantástica que é a urtiga. Com ela ensinou a preparar um chorume que nos vai ajudar a fertilizar a horta. 
O chorume é um líquido concentrado obtido através da maceração de urtigas ao longo de vários dias. Devido aos seus elevados níveis de magnésio, enxofre e ferro, o chorume pode ser usado como um fertilizante líquido para estimular o crescimento das plantas e as proteger de várias doenças. Por ter uma grande quantidade de azoto, pode ainda ser usado como um ativador natural do composto. São também conhecidas as suas capacidades como inseticida natural e repelente muito eficaz contra ácaros e pulgões.


O aspecto do chorume em formação

As bolhas de gás indicam que a fermentação está a decorrer
Agora só falta ter um bocadinho de paciência e esperar que fique pronto. 
Para te informares melhor sobre como fazer chorume de urtiga aqui te deixamos um pequeno apontamento.

Sem comentários:

Enviar um comentário