quinta-feira, 28 de abril de 2016

Dia da Espiga: 5 de maio

Ramo da Espiga
A Quinta-feira da Ascensão (de Jesus ao Céu) é uma festa religiosa católica que ocorre cerca de quarenta dias depois da Páscoa, e calha sempre a uma quinta-feira. Há locais onde é mesmo um dia feriado. Neste dia celebra-se o Dia da Espiga ou Quinta-feira da Espiga.
Tradicionalmente, de manhã cedo, rapazes e raparigas vão para o campo apanhar a espiga e outras flores campestres.
Com elas, formam um ramo com espigas de trigo, folhagem de oliveira, malmequeres e papoilas. O ramo pode também incluir centeio, cevada, aveia, margaridas, etc.
Cada elemento simboliza um desejo:
- A espiga: que haja pão, isto é, que nunca falte comida, que haja abundância em cada lar;
- A oliveira: que haja paz e que nunca falte a luz (divina).
- As flores: que haja alegria simbolizada pela cor das flores. O malmequer ainda «traz» ouro e prata, a papoila «traz» amor e vida e o alecrim «traz» saúde e força.
O ramo é guardado ao longo de um ano, até ao Dia de Espiga do ano seguinte, pendurado algures dentro de casa.
Acredita-se que este costume, que surge mais no centro e sul de Portugal, nasceu de um antigo ritual cristão, que era uma bênção aos primeiros frutos. No entanto, por ter tanta ligação com a Natureza, pensa-se que vem bem mais de trás no tempo, talvez de antigas tradições pagãs associadas às festas da deusa Flora que aconteciam por esta altura e às quais se mantém ligada à tradição dos Maios e das Maias.

Também, a Horta Biológica se associou à celebração desta festa, compondo raminhos de espiga para a comunidade escolar. Esperamos que traga, a todos, boa sorte !!...

terça-feira, 26 de abril de 2016

A fome e o desperdício alimentar




A Comissão Europeia propôs o ano de 2014 como Ano Contra o Desperdício Alimentar. 
Enquanto 842 milhões de pessoas passavam fome em todo o mundo, cerca de 1,3 biliões de toneladas de alimentos é desperdiçada todos os anos (dados de 2014).




O desperdício desafia a capacidade do planeta não só em conseguir reduzir a fome mundial mas também em satisfazer as necessidades de uma população em rápida expansão.
Em Portugal, cerca de 360 mil portugueses passam fome. Enquanto isso, estima-se que todos os dias 50 mil refeições são desperdiçadas de norte a sul do país. 
Prevenir o desperdício alimentar deveria ser um compromisso de todos.
O controlo do que desperdiçamos começa por nós. 




Algumas dicas sobre como evitar o desperdício:


Seria útil criar a noção de Pegada Alimentar para permitir às famílias calcularem o respetivo nível de desperdício.


Maias

Uma porta enfeitada com giesta amarela
O 1º de Maio, por tradição, é o Dia das Maias e comemora-se por todo o nosso país. Na noite de 30 de Abril para 1 de Maio colocam-se as Maias (giestas de flores amarelas), em portas e janelas.
A origem desta tradição perde-se no tempo e pode ter várias explicações. Segundo alguns, a Maia era uma boneca de palha de centeio, em torno do qual havia danças toda a noite. Por vezes, podia ser também uma menina de vestido branco coroada com flores, sentada num trono florido e venerada com danças e cantares.
Esta festa, de reminiscências pagãs, foi proibida várias vezes, como aconteceu em Lisboa no ano de 1402, por Carta Régia de 14 de Agosto, onde se determinava aos Juízes e à Câmara que impusessem as maiores penalidades a quem cantasse Maias ou Janeiras e outras coisas contra a lei de Deus... Ainda segundo outros, o nome do mês de Maio terá tido origem em Maia, mãe de Mercúrio, e a ele está ligado o costume de enfeitar as janelas com flores amarelas.
Seja como for, todos estes rituais pagãos estavam ligados ao rito da fertilidade para com o novo ciclo da natureza, à celebração da Primavera ou ao início de um novo ano agrícola. Mais tarde, houve necessidade de lhe incutir algum sentido religioso, promovendo a sua ligação à Festa da Santa Cruz ou ao Corpo de Deus. 

A Maia da Cova da Piedade
Na Cova da Piedade, o dia 1 de Maio é dia de festa:
A Maia é uma boneca de panos cosidos por senhoras da Romeira. O pano branco é cheio de palha e o chapéu, também é de palha e enfeitado com flores. Ao peito traz um grosso cordão de ouro, com medalhão pendurado; na mão direita tem três figos secos, que simbolizam a virgindade e na mão esquerda um cesto com flores. 
A Maia da Cova da Piedade é uma camponesa que personifica o despertar da fecundidade e festeja a chegada da Primavera. A sua origem está ligada à divindade romana Maia. Mas às ruas da Cova da Piedade chegou vinda da tradição algarvia. Ora espreita aqui.

quarta-feira, 20 de abril de 2016

Os bichos da horta

Na horta existe uma grande variedade de espécies, quer vegetais quer animais.
Hoje, vamos falar-te de alguns dos animais observáveis em áreas agrícolas através de um trabalho feito, há alguns anos, por um grupo de alunos desta escola. 
Uns são muito úteis, outros nem por isso.


terça-feira, 19 de abril de 2016

Planta do mês: acelgas bravas

No logradouro da nossa escola crescem acelgas bravas (Beta vulgaris L. ssp. Macrocarpa) muito viçosas. Têm sido muito apreciadas (as folhas) por quem as está a consumir em sopas, esparregado,…

As nossas lindas acelgas bravas

As acelgas e o seu espigão

Também podemos fazer remédios caseiros com esta planta. Ora vê aqui.
Para explorares as suas características aqui te deixamos o respetivo apontador.

Parasitas: Rabos de raposa

O nosso faval foi, esta primavera, invadido por plantas conhecidas por rabos de raposa. Desconhecíamos que estas plantas eram parasitas. De facto, como não possuem clorofila precisam, para se alimentar, de parasitar outras plantas – as hospedeiras.
As plantas Orobanche crenata (nome científico) parasitam sobretudo leguminosas (favas, ervilhas,…).
Quem nos deu a conhecer este facto foi uma Encarregada de Educação que colabora com a HB. De imediato fez-se uma pesquisa na Internet e a seguir eliminaram-se as plantas. Ao fazê-lo, algumas delas, trouxeram as faveiras agarradas!!...
Para ficares a saber um pouco mais clica aqui.


Rabos de raposa a parasitar as nossas faveiras

Parasitas das faveiras e outras leguminosas
Assim estava a nossa horta com as favas parasitadas. Depois de arrancadas foram para o lixo para não contaminarem as outras culturas.

segunda-feira, 18 de abril de 2016

Curiosidades: o pintor Arcimboldo

Giuseppe Arcimboldo era um pintor italiano nascido em Milão em 1527.
Arcimboldo criou um tipo de retrato em que o rostro era constituído por conjuntos de animais, flores, frutas e toda a espécie de objetos. 
Não sei de onde lhe veio essa ideia e nem como ele conseguiu... Talvez acreditasse que nós somos hortas e pomares, onde crescem frutos, legumes e hortaliças!!...
Quem sabe ele estava certo? Ora observa algumas das suas pinturas:


Primavera

Verão
Outono
Inverno
O jardineiro
Na altura as suas obras não tiveram grande aceitação, mas mais tarde os surrealistas valorizaram as suas composições e o carater grotesco das suas alegorias.
Para ficares a saber um pouco mais podes procurar aqui.
Então, ficaste com vontade de te desafiar a fazer uma pintura ou um desenho baseando-te no trabalho de Arcimboldo? 

quinta-feira, 14 de abril de 2016

13ª edição da Mostra do Ensino Superior, Secundário e Profissional (12 a 14 de abril de 2016)



A vida quotidiana num contexto global

Este ano comemora-se o Ano Internacional do Entendimento Global, proclamado pela UNESCO. Reconhece-se que as consequências globais das ações locais têm cada vez maior visibilidade. Assim sendo, agir localmente de acordo com os problemas globais implica compreender a multiplicidade de formas em que o local e o global estão interligados. Assim, pretende-se estimular as pessoas a fazerem as suas escolhas quotidianas à luz dos desafios das mudanças globais.
Neste âmbito, a 13ª edição da Mostra do Ensino Superior, Secundário e Profissional, promovida pela Câmara Municipal de Almada, assume-se como um espaço múltiplo de natureza informativa, científica, cultural e lúdica que permite a aproximação dos jovens à oferta educativa do Concelho.

Assim, a Mostra, dirigida sobretudo ao público escolar e à comunidade educativa, pretende dar a conhecer as ofertas educativas do Concelho e envolver as escolas e os estudantes do 3 º ciclo, ensino secundário, profissional e superior na iniciativa.
Em simultâneo, proporciona momentos de animação, debate e reflexão promovendo o contato/relação/diálogo/conhecimento entre os vários níveis de ensino e a comunidade educativa em geral.

O nosso stand:


O nosso programa:


Sessão de Abertura:


Alguns dos professores envolvidos nas nossas atividades:


Visita ao nosso stand:

A sra. Diretora da EBSAA recebe a visita
do sr. Presidente da C.M.A. e do sr. Vereador da Cultura

A representação da Horta Biológica:

A equipa da HB com a professora Elisabete, gestora do projeto
com os seus alunos do 11º C

A professora Elisabete a fazer as últimas recomendações

os alunos concentrados no trabalho: flores entre flores


Outras representações da nossa escola:

VERMICOMPOSTAGEM

Vermicompostagem e adubo líquido

As nossas amigas minhocas e o húmus por elas produzido



CALIGRAFIA

Estojo de caligrafia do nosso professor Martim

O professor Martim a fazer um exercício de caligrafia
com a professora Brigitte

Um trabalho realizado pelo professor Martim

A professora Brigitte e o material de escrita: as canetas de aparo,
 as penas e o tinteiro

O trabalho de uma das participantes

A professora Brigitte a ensinar a escrever com canetas de aparos


Este foi também...
          
             ...um espaço de boa disposição:

Elas não me largam


                ... e um momento de participação:

A professora Elisabete coloca a fita da SUSTENTABILIDADE
na árvore dos desejos
         
...um espaço para estabelecer contacto com outros stands:

Escola de Hotelaria

 ...e um momento de encontro de antigos professores:

O professor Jerónimo, ex-professor e dirigente da nossa escola e atual
presidente da U.S.A.L.M.A. e a sra. Diretora do A.E.A.A.
    
    ...e um momento de encontro de antigos alunos:
 
À esquerda uma antiga aluna da nossa escola com uma amiga
          
        ...momentos de pura fruição:




segunda-feira, 11 de abril de 2016

Ano Internacional das Leguminosas (2016)


A ONU declarou o ano de 2016 como Ano Internacional das Leguminosas (feijão, grão-de-bico, ervilha, soja, lentilha, fava) sob o lema Sementes nutritivas para um futuro sustentável. Tem com o objetivo focar a nossa atenção sobre a importância do papel destes alimentos na promoção da saúde, nutrição, bem como na segurança alimentar e sustentabilidade ambiental.
Segundo a FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura), as leguminosas representam uma fonte alternativa de proteínas mais barata do que a carne. Elas têm o dobro das proteínas do trigo e o triplo das do arroz. Também são ricas em micronutrientes, aminoácidos e vitaminas do grupo B, elementos chave de uma dieta saudável.
Para perceberes melhor o que te queremos dizer observa esta imagem, sobre os legumes, que embora em espanhol nos parece ser muito esclarecedora.


Jogo: Eco-água

Para aprenderes e te divertires aqui te deixamos um jogo que ensina a poupar este recurso fundamental à vida.

Jogo da Água

C.M.A. ofereceu plantas à Horta Biológica

No mês passado, a Câmara Municipal de Almada ofereceu à nossa escola um conjunto de espécies vegetais para serem plantadas nos nossos canteiros. Quando for oportuno iremos proceder à sua colocação nos lugares selecionados para o efeito. Até lá, as nossas plantinhas serão cuidadas com muito carinho para que possam tornar-se mais robustas e resistirem melhor ao transplante.

Plantas para serem oferecidas pela C.M.A.

Projeto da Horta Biológica

Em fevereiro de 2016, o nosso projeto foi atualizado em resultado de se pretender introduzir um maior dinamismo ao trabalho que se tem vindo a desenvolver. Por outro lado, fizemos-se um esforço acrescido para englobar a comunidade educativa.
Aqui vos deixamos a nova versão do referido projeto: