quarta-feira, 9 de novembro de 2016

Planta do mês: torga

Calluna vulgaris é o nome botânico da espécie pertencente ao género Calluna - família Ericaceae - do qual é a única representante, não havendo mais nenhuma espécie neste género.
A Calluna diferencia-se das espécies do género Erica, com as quais é muitas vezes confundida, principalmente pelas suas folhas que são muito pequenas, decussadas (cada par cruza – se com o par seguinte, formando um X) e que se dispõem umas sobre as outras de forma densamente imbricada. 


Calluna vulgaris (torga)

Erica tetralix e Erica umbellata (urze ou queiró)
Calluna vulgaris distribui-se amplamente por toda a Europa desde as Ilhas Britânicas e Península Ibérica até aos Montes Urais na Rússia, e desde a Escandinávia até ao Mediterrâneo e Marrocos. 

Distribuição em Portugal continental
Em tempos idos, embora não mais distantes que meia dúzia de décadas, a torga era utilizada pelas populações mais pobres do interior do país para fazer vassouras, escovas para esfregar o soalho das habitações e para encher colchões. A madeira das velhas raízes era utilizada nas lareiras ou para fazer carvão. Chegou a ser utilizada para produzir tinta com a qual se tingiam cabedal e lã em tons de amarelo.
Para ficares a saber um pouco mais clica aqui e aqui.


A nossa torga (Jardim mediterrânico)

Outra imagem da nossa torga

Sem comentários:

Enviar um comentário