quarta-feira, 9 de novembro de 2016

Alterações climáticas

O impacto das atividades humanas, nomeadamente a queima de combustíveis fósseis, o abate da floresta tropical e a pecuária, no clima e na temperatura da Terra é cada vez maior.

As enormes quantidades de gases com efeito de estufa (C02, metano, óxido nitroso e gases fluorados) provenientes destas atividades juntam-se às naturalmente presentes na atmosfera, reforçando o efeito de estufa e o aquecimento global.

O fenómeno do aquecimento global

A atual temperatura média do planeta é 0,85º C superior à do século XIX. Cada uma das três últimas décadas foi mais quente do qualquer outra década desde 1850, ano em que começou a haver registos.
Para os cientistas mais conceituados a nível internacional na área do clima, as atividades humanas são, quase certamente, a principal causa do aquecimento observado desde meados do século XX.
Um aumento de 2º C em relação à temperatura na era pré-industrial é considerado pelos cientistas como o limite acima do qual existe um risco muito mais elevado de consequências ambientais à escala mundial perigosas e, eventualmente, catastróficas. Por esta razão, a comunidade internacional reconheceu a necessidade de manter o aquecimento global abaixo de 2.º C.
Para ficares mais esclarecido podes consultar este site.

Porém, tu podes fazer muito pelo Planeta e pela conservação da vida na Terra. Ora vê:


O que podes fazer pelo ambiente

Para ficares ainda mais informado consulta esta obra de fácil leitura e da qual retirámos as duas imagens anteriores.

Existem dois livros em BD publicados on-line sobre as alterações climáticas. 
Aqui tos deixamos para tua fruição e conhecimento.





Faz aqui o download das obras Portugal 2055 e Reportagem.

Sem comentários:

Enviar um comentário