sexta-feira, 7 de outubro de 2016

Os bichos da horta: os gaios

Gaios

O gaio comum (Garrulus glandarius) é uma grande ave dos bosques, com cauda comprida, asas arredondadas e plumagem muito característica. Tem uma coroa malhada de preto e branco, um bigode preto, dorso e ventre castanho rosado. As asas e a cauda são pretas. Apresenta uma mancha azul iridescente, com riscas finas pretas e brancas nas asas.


O gaio

Podem viver até à idade de 18 anos e embora habitem em matas e bosques podem também viver em parques e jardins de pequenas e grandes cidades. Gostam muito de habitar dentro de casas e de carros.
O seu regime alimentar é omnívoro, comendo praticamente de tudo, variando consoante a estação do ano (bolotas no inverno e insetos na primavera/verão). Igualmente atacam ninhos de onde retiram os ovos ou os filhotes. O Hortus presenciou este fato no verão passado. De fato, observámos, na nossa escola, um gaio a matar um pardal e depois a transportá-lo no bico.
Fazem ainda parte da sua alimentação lagartos, rãs, ratos e musaranhos.

O gaio é, hoje, considerado um dos pássaros mais inteligentes do Mundo, sendo que de acordo com vários cientistas podem facilmente ser domesticados e integrar no seu dia-a-dia hábitos muito curiosos e interessantes.

Para saberes mais sobre esta ave clica aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário