sexta-feira, 3 de junho de 2016

Planta do mês: cardo-leiteiro ou cardo do coalho

Cynara cardunculus variedade altilis
O cardo, Cynara cardunculus variedade altilis, é uma planta ornamental e alimentar.
Nasce espontaneamente em Portugal e pertence à mesma espécie da alcachofra, sendo muito parecida com esta.
O cardo cultivado difere do cardo selvagem por ser maior em altura, ter inflorescências de maior tamanho, ter pecíolos (o talo das folhas) mais grossos e por ter menos espinhos.
Possui enormes e vistosas folhas de cor cinza-prateada e produz, de maio a agosto, fantásticas inflorescências de cor azul-violeta muito apreciadas pelos insectos polinizadores.
A flor (estames) é colhida e seca à sombra para depois se obter um extracto aquoso que se adiciona ao leite para que coalhe (produção artesanal/tradicional: queijo da Serra, queijo de Azeitão, etc.).
Flor do cardo

Estames da flor do cardo
Aqui te deixamos um pequeno vídeo para ficares a conhecer a forma tradicional de fazer queijo a partir da flor do cardo.


Esta planta, quando jovem, pode ser consumida tal como a alcachofra. Porém, ela é cultivada principalmente para o consumo dos talos das folhas, que são limpos e usados em pratos cozinhados.
Este cardo prefere locais expostos ao sol e não exige regas frequentes, adaptando-se a diversos tipos de solo. Uma boa escolha para jardins mediterrânicos.

Sem comentários:

Enviar um comentário