terça-feira, 7 de junho de 2016

Notícias da horta

A professora Luísa ofereceu os morangos e a professora Elisabete plantou-os.
Ora vejam como eles estão. Já têm flor e fruto!!...

Um dos nossos morangueiros com flor e fruto
Os morangos são um dos frutos de verão mais apetecidos e dos mais fáceis de plantar.

O morangueiro (Fragaria vesca) é uma herbácea perene, rasteira e de pequeno porte, caracterizada por uma folha com três folíolos e pequenas flores brancas.

O morangueiro
Existem dois tipos de morangueiros: os remontantes (crescem continuamente entre Junho e Outubro) e os não-remontantes (produzem morangos apenas uma vez por ano entre Abril e Junho). 
Ora vê algumas das variedades deste fruto:

Algumas variedades de morangos
As plantas necessitam de muito sol direto o que torna crucial uma escolha acertada do local para cultivo. Adicionalmente, os morangueiros não toleram nem a terra seca, nem a terra encharcada, ou seja, é necessário um equilíbrio: um solo que absorve bem a humidade, mas que também permite o escoamento da água. 
O morango é um pseudofruto. A parte vermelha, carnuda e suculenta, que comemos é um espessamento da base da flor (recetáculo floral desenvolvido) e o que achamos ser as sementinhas do morango são na verdade os seus frutos!!

Morangueiro: flores e frutos
Os benefícios para a saúde são muitos: atua como antioxidante e anti-inflamatório; é uma excelente fonte de vitamina C, A, B1, B2 e B9; é rico em sais minerais como o ferro, cálcio, potássio, fósforo e silício. Previne doenças cardiovasculares, diminui o risco de diabetes e previne o aparecimento de certos tipos de cancro.

Sem comentários:

Enviar um comentário